segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Helmut Newton, 9 anos sem ele!


Helmut Newton, nove anos sem ele

Depois de nove anos de sua morte, exposição homenageia o renomado fotógrafo de moda
 

Fotos: Helmut Newton 

Neste dia 23 completou  nove anos que o mundo se despediu de Helmut Newton, o renomado fotógrafo de moda consagrado por suas fotografias de nus femininos, que faleceu em 23 de janeiro de 2004, em um acidente de carro, na Califórnia.

Para homenagear o artista a viúva e também fotógrafa June Newton, que mantém a Fundação Helmut Newton para a preservação do trabalho do casal, lança a partir desta quinta-feira (24) uma grande retrospectiva com mais de 200 obras de Helmut Newton. A mostra acontece no Grand Palais, em Paris, e será como um tributo à cidade que rendeu a ele suas fotografias mais icônicas.
 
 
 

Helmut Newton

 Quem era Helmut Newton?

 O fotógrafo nasceu na Alemanha em 31 de outubro de 1920, em uma família judia de Berlim. Em 1980 ficou ainda mais famoso com a série “Big Nudes”, e com suas imagens ajudou a introduzir o nu nas publicações de moda do século 20.

 Logo cedo teve contato com a sexualidade e a fotografia, quando pequeno seu irmão o levou a casas de prostituição, ainda na adolescência trabalhou para a fotógrafa alemã Yva (Else Neulander Simon) aos 16 anos de idade. Em 1938, foi fotojornalista em Singapura da Straits Times, quando fugiu da Alemanha para escapar à perseguição nazista aos judeus.

 Depois de casar com June Brunell, que também adotou a fotografia como profissão na década de 70 sob o pseudônimo de Alice Springs, viveu em Londres e, posteriormente, se estabeleceu no bairro boêmio do Marais, em Paris, e trabalhou para a Vogue francesa, além de colaborar em publicações da Queen, Playboy e Elle, o que fez com que sua carreira atingisse seu ápice.

 Para a retrospectiva, June criou um curta-metragem em homenagem ao marido (“Newton by June”). Confira um vídeo:
 

Texto e demais informações fonte:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário